Sérgio Mattos


 Sérgio Augusto Soares Mattos, filho de Maria Helena Soares Mattos e de José de Castro Mattos, nasceu em Fortaleza/CE, no dia primeiro de julho de 1948. Desde 1959, vive em Salvador, tendo recebido o título de Cidadão Baiano, outorgado pela Assembléia Legislativa. Foi distinguido também com o título de cidadania dos seguintes municípios baianos: Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Itabuna, Piritiba, Santo Antônio de Jesus e São Felipe. Diplomado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia em 1971, Mattos é pós-graduado em Comunicação, com Mestrado e Doutorado pela Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos. Iniciou-se no magistério superior na UFBA em 1975. Além de professor e jornalista profissional, é também ficcionista, poeta, cronista e romancista, biógrafo, ensaísta, compositor e letrista. No ano de 2000 foi o vencedor do Prêmio de Comunicação Luiz Beltrão, na categoria de Maturidade Acadêmica, outorgado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Foi o responsável pela implantação da Editora da Universidade (EDUFRB), tendo exercido sua direção, na função de superintende-editor, no período de 2010 a 2019. Como jornalista, começou no jornal A Semana, da Arquidiocese, integrou a equipe fundadora da Tribuna da Bahia, além de ter exercido, no jornal A Tarde, as funções de editor local/cidade e dos suplementos Jornal de Utilidades, A Tarde Municípios e A Tarde Rural até fevereiro de 2003. Foi o diretor de redação responsável pela criação e implantação da revista NEON, de arte cultura e entretenimento, que circulou de janeiro de 1999 a dezembro de 2004. Foi presidente fundador do IBL – Instituto Baiano do Livro, e presidente fundador da ALAS – Academia de Letras e Artes de Salvador. Sérgio Mattos é autor de inúmeros trabalhos acadêmicos e literários, tendo escrito e publicado dezenas de artigos e capítulos de livros na área da comunicação. Ao longo de sua trajetória publicou 53 livros, sendo que 13 são de poemas, 29 na área da comunicação, seis biografias, um de crônicas, duas novelas, um romance e um livro de viagens. Essa trajetória foi iniciada em 1968 com a publicação da revista Experimental, dedicada à poesia, que fundou juntamente com o poeta Ivan Dorea Soares. A partir daí participou de várias coletâneas e antologias poéticas. E-mail: sasmattos@gmail.com

Livros publicados: Nas Teias do Mundo, EGBA, - BA/1973; O Vigia do Tempo, Gráfica Universitária – BA/1977; Time’s Sentinel, Edição do Autor, Austin Texas, USA/1979 (tradução de Maria Luisa Nunes); I No Longer Sin, I Cry (Já Não Canto, Choro), Tejidos Publications, Austin, Texas, USA/1980 (edição bilíngue, tradução de Albert G. Bork); Lançados ao Mar, Franco Produções Editora – BA/1985; Asas Para Mar, Editora Marfim/1995, 2ª edição/1996; Estandarte, Edições GRD – SP/1995, 2ª e 3ª edições/1996; Trilha Poética, Edições GRD –SP/1998; Étendard, Edições GRD – SP/1998 (tradução de Daniel Bloom); Fio Condutor, MES Editora – BA/2006; Essência Poética- Poesia de toda a vida, Edições GRD/2011; São destaque de outras áreas de produção intelectual: História da Televisão Brasileira - uma visão econômica, social e política, Editora Vozes – RJ, 5ª. Edição/2010; O Guerreiro Midiático: biografia de José Marques de Melo, Editora Vozes – RJ/2010, 2ª edição foi publicada em 2014; Vida Privada no Contexto Público, Quarteto Editora –BA/2015, Leitura em Primeira Mão, Quarteto Editora – BA/2017; José Marques de Melo: Um Poço de Saberes, Quarteto Editora – BA/2019. 

Postar um comentário