Rosa Ramos Regis da Silva é filha de Fortunato Ramos Regis e Maria Joaquina de Farias. Nasceu em 29 março de 1949 em Sítio Jerimum - Jacara/PB. É aposentada da COSERN, Bacharel em Economia, Licenciada e Bacharel em Filosofia pela UFRN, poetisa/cordelista membro da AEPP – Associação Estadual de Poetas Populares; da ANLIC – Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel é a presidente fundadora 2011-2014; da ATRN – Academia de Trovas do RN; do Movimento Poetas Del Mundo; da SPVA-RN – Soc. dos Poetas Vivos e Afins do RN; da UBE - União Brasileiras de Escritores/RN e Professora de Filosofia do Ensino Médio pela SEEC/RN. Supervisionou, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-UFRN, como Professora de Filosofia na E. E. Winston Churchill (2012-2013). É Cidadã Natalense, conforme DECRETO LEGISLATIVO Nº 1274/2016, da Câmara Municipal de Natal/RN, de 05 de maio de 2016. Contemplada com o título de Mestre em Literatura de Cordel pela Lei Aldir Blanc - Portaria nº 149/2020 – GP/FUNCARTE de 03 de novembro de 2020. CHAMADA PÚBLICA DE EMERGÊNCIA CULTURAL Nº 007/2020. É escritora premiada em vários concursos e prêmios literários. E-mail: rosaregisdocordel@gmail.com
Livros publicados: Folheto de quem aprende vivendo – Sabedorias do Povo do Sertão, Prêmio Patativa do Assaré de Lit. de Cordel-2010; Lembranças do Interior – Contadas e Cantadas – Contos e Crônicas/2018; o Tatu Filosofante, e Miúda Pensa Grande, cordel infantil e Povarejo em Dobro (releitura em cordel do livro de contos e lendas Povarejo, de MC Garcia/2010); O Susto da Joaninha, literatura Infantil, Editora B3S – Natal/ RN; e Cheiro da Terra, de sonetos, Offset Gráfica-Natal/RN com recursos da Lei Aldir Blanc, Chamada Publica de Emergência Cultural 011/2020 e da 009/2020 respectivamente; Dona Onça Pintadinha e sua Sabedoria, literatura infantil, com recursos próprios, pelo Grupo Editorial Scortecci/SP.
Antologias & Coletâneas: Lampião ainda é vivo no coração do Nordeste, no XIV FESERP – Aparecida/PB; Eu venho aqui em defesa da sustentabilidade - III Prêmio COSERN de Literatura de Cordel – Mossoró/RN; O SINDSAÚDE é um Sindicato de Garra - 1º Prêmio SINDSAÚDE/RN; A Feira de Caruaru é Patrimônio do povo, 2º Prêmio Literatura de Cordel da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel – Caruaru/PE; Mulheres Especiais 2, de Anna Maria Cascudo Barreto, com o cordel A Minha Biografia em Rima e Metrificada; Dois Poetas, Dois Estados e um Balaio de Versos, de Carlos Aires e Marcos Medeiros, Editora Ler Mais/2014, com a apresentação em cordel; Poeta Domingos Tomaz – Relíquias do meu passado, do Poeta pesquisador Américo Pita, com o Prefácio; na Antologia Luiz Gonzaga em Cordel da ANLIC - Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel, com o cordel Gonzagão, O velho Lula, Majestade do Baião; no livro Impressões Digitais – Escritores Potiguares Contemporâneos Vol. III, Thiago Gonzaga – CJA Edições, com uma entrevista nas pág. 60 a 65, dentre outras.
Tem algumas dezenas de cordéis editados, tais como: A Educação do Jovem na República de Platão – 3 Folhetos; Casa de Taipa; A Fofoqueira do Brejo e o Castigo de Deus; O Distino de Jusé, Fio de Dona Sinhá; O Garoto que o Destino tornou um homem sem Sorte, Editora Luzeiro; Chapeuzinho Vermelho – editado: em parte, pela Editora Mackenzie no Caderno I do Livro do 1º ano do Ensino Fundamental, em 2011 e, completo, juntamente com o cordel A Menina que queria ser engenheira, Livro de atividades do Projeto Didático da SEE de São Paulo/SP, EMAI & LER E ESCREVE/2020, Ensino Fundamental, Volume 1, 3º Ano, Projeto Didático Literatura de Cordel, pág. 174-183.