Maria Nadja Nunes Bittencourt

 Maria Nadja Nunes Bittencourt nasceu em Serrinha /BA, em 07 de março de 1955, filha de José Nunes de Oliveira e Nair da Silva Oliveira. Mestre em Educação, Especialista em Direito Constitucional da Criança e do Adolescente, em Currículo e Metodologia do Ensino Superior. Graduada em Letras Vernáculas e Pedagogia. Professora universitária aposentada. Posteriormente, como professora universitária, verticalizou o seu conhecimento nas áreas de educação com foco em Literatura, metodologia da aquisição da linguagem, leitura, formação de leitores, produção e publicação científica. Iniciou este trabalho em 1996, quando ingressou na Universidade do Estado da Bahia/UNEB e integrou o Programa Pró-Leitura, consequentemente outros o Leia Brasil e o PROLER.

Por longo período, dirigiu a Associação Brasileira de Editoras Universitárias-ABEU, como Diretora da Região Nordeste, Diretora Secretária e como suplente. Em 2006, criou e dirigiu a Editora Universitária da UNEB-EDUNEB e duas livrarias, uma no campus de Salvador e outra em Alagoinhas/Ba. Em 2013 publicou um notável catálogo de títulos EDUNEB com conteúdo consistente cientificamente. Em 2012 teve o seu nome indicado pelo Departamento de Ciências Humanas - UNEB Campus V - Caetité/BA para o Prêmio do Concurso Literário Nadja Nunes. Este concurso teve como participantes estudantes de Letras da UNEB e as categorias da premiação foram: contos, crônicas e poemas. Os vencedores do concurso tiveram seus textos publicados na obra literária ‘Revelações Literárias: contos, crônica e poemas’, publicado pela EDUNEB, e seu lançamento se deu na IV Feira do Livro Universitário/2013 promovida pela EDUNEB, e também na 16a. Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2013. Em 2012 a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, com apoio do Ministério da Cultura e da Biblioteca Nacional confirmaram o seu nome para o Prêmio Literário Nadja Nunes, em comemoração aos 20 anos do Proler/UESB. Esta homenagem deveu-se ao reconhecimento do compromisso com a formação de leitores e no incentivo a novos autores da região. Há mais de 25 anos, anualmente, colabora com o Proler nas cidades de Vitória da Conquista e Itapetinga-Ba. Nessa mesma época teve o seu nome indicado pela Profa. Heleusa Figueira Câmara, Membro Nacional do Comitê do Proler-Ba, para integrar a Caravana de Autores, Programa Nacional de Incentivo à Leitura e Valorização do Livro, da Biblioteca Nacional. Desde 1998 é Madrinha Literária da Biblioteca Sete de Abril - Salvador/Ba. Como prêmio, recebeu das crianças e adolescentes, frequentadoras da Biblioteca, um troféu como homenagem pelo compromisso com a formação leitora. É associada do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia-IGHB desde 2005. Em 2009 foi Diretora de Publicação, dirigiu a Biblioteca Ruy Barbosa/IGHB, e desde 2016 está Diretora de Publicação do IGHB. Publica a Revista do IGHB que tem 115 anos.

Os seus livros conquistaram alguns prêmios em seu nome. Publicou A menina que tinha medo de vento- Contexto&Arte/2010;  A menina do dente mole - Editora Contexto&Arte/2011;  Isa Isa Isabela – Ed. DeLux XIII/2012 e O zoológico encantado da Gabriela - Tear Editora/2020. A Universidade do Estado da Bahia condecorou-a em dezembro de 2013 com a Medalha de Mérito pela contribuição dada ao crescimento e qualificação nesta instituição. Criou em 2018 a Tear Editora, com a política editorial focada na literatura infantil, infanto-juvenil, cultura e memória. Como artesã foi homenageada em 2020 na 15a Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, cujo tema foi Mulher e Literatura: da poesia ao poder. E-mail: naddija.nunes@uol.com.br  

Postar um comentário