Luiz Ademir de Souza


 Luiz Ademir de Souza nasceu em Conceição do Almeida, mas foi em Feira de Santana, próxima à capital - para formar-se e desenvolver-se na literatura e nas artes, começando com os livros “Serafim: Complexo de um Amor Vivido” e “A Prostituta Virgem”, romances que o tornaram conhecido na região de Feira de Santana, a princesa do sertão. Carreira começou com o livro “Cinco Poetas Contemporâneos”, Editora Contemp – BA/1974, que teve prefácio dos saudosos jornalistas Jorge Calmon e Junot Silveira; depois veio Em Carne-Viva, Editora EDC – Contemp - BA/1977; com prefácio de José Barreto, Pedro Formigli, Germano Machado, Jorge Lindsay, Christo Planzo, Dina Gleyser, Gláucia Guerra, Graça Sena, Franklin Machado, Jair Mendonça e José Reis. Foi professor-titular de Arte, Comunicação e Educação da Universidade Católica do Salvador – há mais 30 anos de trabalho.

Como jornalista colaborou nos jornais A Tribuna, Diário de Notícias e Jornal da Bahia/1970. Atuou em seguida no jornal A Tarde como articulista por 11 anos e no Diário Oficial da Bahia no mesmo período prolongando até 1990. Fundou e dirigiu a Revista da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Coordenou o Movimento Cultural Contemp e lançou mais de 5 mil artistas e escritores - em 35 anos de atividade. Presidiu o jornal Aqui Ficção.

Luiz Ademir teve vários lançamentos no exterior, dentre eles: O Estranho amor da Senhora Calls, 4ª Edição, trilíngue, Feira do Livro de Frankfurt/1994; Maristela, 12ª edição, Editora Mensafé/1973; Editora Cátedra/1974; Civilização Brasileira/1976; Editora Contemp – BA/1983; Editora EDC/1989 Editora Woha/1974/ Editora Frankfurt/1994, prefácio original de Jorge Amado e capa Calasans Neto / ilustrações de Graça Ramos e Juarez Paraíso; Defuntos-Carnavais, 5ª Edição, com prefácio do italiano Giuseppe Brazzi e Vera Matos, Cecilia Bandeira – a prostituta virgem, 10ª Edição, com capa de Vivaldo Lima e abas de Sergio Matos / ilustrações de Guache Marques. Outras obras como ‘Mombaça” - versos-textos, Editora EDC/1975 e “Pausa e Prenúncio” - Poesia, Editora EDC/1980 poesia, ambas em parceria com o historiador Geraldo Coni. 

Postar um comentário