Jary Duarte de Oliveira


 Jary Duarte de Oliveira nasceu no Acre, no seringal Vitória, às margens do rio Murú, em 03 de junho de 1922, foi radicado em Pernambuco. Era escritor. Ele entrou muito jovem na Marinha de Guerra do Brasil, como Aprendiz de Marinheiro. Participou da Segunda Guerra Mundial, junto às Nações Unidas, contra os países do Eixo, para assegurar o controle das linhas de comunicações marítimas, voltadas à Marinha de Guerra do Brasil. Foi ajudante da Capitania dos Portos de Pernambuco e Arquipélago Fernando de Noronha, e acumulou as funções de Capitão dos Portos desta capitania. Passou para reserva como Capitão de Fragata. No mesmo dia, assumiu como comandante da Polícia Portuária da Cidade do Recife. A convite exerceu o cargo de Diretor de Planejamento de Coordenação do Porto do Recife e, do mesmo modo, assumiu a função de Secretário Geral do Porto do Recife.

Condecorações: Medalha Naval de Serviço de Guerra com 3 estrelas; Medalha da Força Naval do Nordeste; Conselho Mérito de Guerra-Medalha Força Naval do Nordeste; Medalha militar, como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de 10 anos; Medalha Militar, como reconhecimento dos bons serviços militares prestados durante mais de 20 anos; Distintivo do Militar Inativo e Medalha do Mérito Cidade do Recife, Classe Ouro, pelos relevantes serviços prestados à comunidade recifense.

É autor do livro “Jary Duarte de Oliveira: semente do Acre no mundo”, Editora Novo Estilo – PE/2017. Apresentado como relatos extraídos de sua memória, através de crônicas atreladas a partes da história. Apresenta sua obra seguindo em dois tempos, ambos com narrativas e ilustrações, que vão do final de 1880 a 2016. No primeiro momento, sua origem simples e vivências infanto-juvenis, naquela região de muitos rios, são apresentadas. No segundo momento, a precoce vida adulta e a opção em servir à Marinha Brasileira. Aborda sua vida militar, de aprendiz de marinheiro às promoções, até chegar à Capitão de Fragata, à medida que apresenta diferentes vivências dentro e fora da caserna, inclusive, quando ele serviu na Segunda Guerra Mundial. Membro da União Brasileira dos Escritores/PE e Membro de Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda/PE. E-mail: catarinafof@gmail.com

Postar um comentário