Inácio Marinheiro de Oliveira

 Inácio Marinheiro de Oliveira é filho de Antonio Marinheiro da Costa e Adalcina Alves de Oliveira Costa, nasceu na cidade de Patos/PB, em 21 de janeiro de 1948. Formado em Administração de Empresa, pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Licenciatura em Geografia e em Teologia pela UFPI – Universidade Federal do Piauí; com Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos também pela UFPI; em Administração Hoteleira pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí.

Em 1969 cursou a Escola de Sargento das Armas – EsSA, em Três Corações/MG, na formação militar e o Instituto Militar de Engenharia - IME, no Rio de Janeiro/RJ, onde concluiu o Curso de Tecnologia de Construção. Cursou Contabilidade nas cidades de Valença e Picos, também lecionou Matemática Financeira, na Escola Comercial de Picos. Em 1976 foi transferido para o 7º Batalhão de Engenharia de Combate – 7º BECmb, em Natal/RN, onde exerceu as funções de Comandante de Pelotão, Instrutor Militar, Encarregado de Cozinha, Encarregado de Almoxarifado e de Serviços Gerais, também participou das competições como atleta de corrida. Em 1981 foi promovido a 2º Sargento e foi transferido para a 4ª Divisão de Levantamento – 4ª DL, em Manaus/AM, onde trabalhou na organização do Setor de Pessoal.

Foi homenageado com a Medalha de Bronze pelos dez anos de serviço no Exército Brasileiro, a Medalha Notório Saber Cultural, com três títulos de “Comendador”, um de “Doutor Honóris Causa em Filosofia Universal, Ph.J, Filósofo Imortal”, Diploma Mérito Escritor Mário de Andrade e outras honrarias. E-mail: imarinheiro@yahoo.com.br 

Livros publicados: Descobrindo o Piauí/2009 - Cantos, Encantos e Recantos de Teresina/2012; Parnaíba a Pérola do Litoral Brasileiro/2014; Diocese de Parnaíba, 70 Anos em Missão/2016; Parnárias - Poemas Sobre Parnaíba/2017; A Saga de Adalcina Oliveira e Antonio Marinheiro/2019.  

Antologias & Coletâneas: Lagoa do Camelo, Navegando nas Lembranças/2017; Homenagem aos Vaqueiros e Roceiros - O Reconhecimento que faltava/2018 e Piauí em Letras 3-PI/2020. 

Postar um comentário