Humberto Cupertino Barcelos é poeta, contista e romancista, nascido em Formosa/GO, a 05 de setembro de 1972. É filho do comerciante Antônio Cupertino Barcelos e da dona de casa Luzenir da Silva Barcelos. Aos sete anos de idade mudou-se para Tucuruí/PA onde teve seu primeiro contato com um dos ritmos de música local, o Carimbó, no qual arriscou seus primeiros versos em forma de paródias. Dois anos depois, deslocou-se com a família para Anápolis/GO, daí para João Lisboa/MA e, finalmente, se estabeleceu em Imperatriz/MA, onde mora há mais de três décadas.
Para a família, compôs seus primeiros poemas com pretensão de publicar um livro. Diversas circunstâncias impediram que o projeto fosse adiante fazendo com que a produção fosse adiada várias vezes. Aproveitou para melhorar seus conhecimentos da língua portuguesa, que usaria como instrumento principal de trabalho, e optou pela graduação em Letras. Adicionou à sua formação o curso superior em Marketing Digital, com o intuito de divulgar sua produção literária de forma mais eficiente.
No decorrer dos anos escreveu tanto em verso quanto em prosa, sempre com esperança de poder publicar. A primeira oportunidade ocorreu em 2019 quando resolveu submeter seu material literário a amigos da AIL - Academia Imperatrizense de Letras para avaliação e, diante de aprovação e incentivo, publicou seu primeiro livro intitulado Viver Não é Suficiente, um conjunto de poemas que destacam a importância de ver a vida de forma poética e positiva.
O primeiro livro proporcionou projeção literária com textos publicados no jornal O Progresso, Imperatriz/MA, bem como em entrevistas divulgadas nas redes sociais. Em 2020, seguiram-se os lançamentos de dois outros livros: Onde Está a Poesia? (verso), e A Moça de Pele Marrom e Outros Contos (prosa). No mesmo ano, o autor obteve vitórias nos prêmios literários AFEIGRAF (2ª edição), Poesia Agora – Primavera, Editora Trevo, e Poesia em Travessia, PET-RS.E-mail: humbertopessoal@hotmail.com