Heloisa Prazeres

 Heloisa Prata e Prazeres é poetisa, ensaísta e professora universitária aposentada, reside em Salvador, é natural de Itabuna/BA, nascida em 21 de junho de 1946. Foi eleita para a ALB – Academia de Letras da Bahia, em 04 de junho de 2021 e tomando posse no dia 29 de julho do mesmo ano, ocupando a cadeira de nº 26. Freqüentou o Colégio Central da Bahia (1965), à época ainda um celeiro de novidades − geração seguinte à que promovera o histórico processo de renovação e conceituação vanguardista de expressões artísticas. Cursou Letras Vernáculas, com Inglês, no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Concluiu o Bacharelado, então como monitora junto à cadeira de Literatura Portuguesa, com a saudosa Professora Jerusa Pires Ferreira foi absorvida pelo Departamento de Vernáculas da Universidade Católica de Salvador. Outras atividades de vida associativa, na área de criação: o curta-metragem “Caranguejomem” (é a autora dos versos que aparecem na película), em parceria com Jamison Pedra - 5º Prêmio Nacional do Festival Brasileiro de Cinema Amador, Jornal do Brasil – RJ/1969; produção dos primeiros artigos, publicados no Suplemento de Cultura do Jornal Tribuna da Bahia.

Cursou o doutorado em Literatura (no Departamento de Línguas e Literaturas Românicas da Universidade de Cincinnati, Ohio, EUA/1982. No retorno ao país (1985), teve intensa participação na vida acadêmica da Instituição FACS (hoje UNIFACS), quando fez uma espécie de retorno à semente e dispôs-se a adaptar estudos acadêmicos a um formato de livro, sobre o modo de formar de três narradores baianos, Jorge Amado, Adonias Filho e Herberto Sales (na perspectiva de narrativas de testemunho, narrativas da terra. Em 2000, publicou Temas e Teimas em narrativas baianas do centro-sul. E-mail: heloisa.prazeres@gmail.com

Livros publicados: Temas e teimas em narrativas baianas do CentroSul. FCJA; UNIFACS; SECULT/2000; Pequena História, poemas selecionados. Quarteto - BA/2014; Antologia Outros Riscos do Prêmio Damário DaCruz de Poesia. Salvador: FPC - Secult/BA e Quarteto/2013; Poetas da Bahia, III. Salvador: Expogeo/2015; Antologia 5º Prêmio Literário de Poesia, Portal Amigos do Livro, Scortecci – SP/2015; Casa onde habitamos, poesia. Scortecci - SP/2016; Arco de sentidos, literatura, tradução e memória cultural. Editora Mondrongo – BA/2018; Antologias, O silêncio das palavras. Scortecci – SP/2018; Singularidades das palavras. Scortecci – SP/2019; Tenda acesa, poemas. Scortecci – SP/2020.  

Postar um comentário