Gilson Antunes da Silva


 Gilson Antunes da Silva é natural de São Felipe/BA, nasceu a 20 de agosto de 1979 e filho dos agricultores José Coimbra da Silva e Severiana Antunes da Silva. É graduado em Filosofia (UCSal) e em Letras (Uneb), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACCEBA), em Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa (UNIMES), em Teoria da Psicanálise de Orientação Lacaniana (BAHIANA/IPBA), mestre em Letras e doutor em Literatura e Cultura (UFBA). É membro da AVELA - Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes tendo como patrono o escritor Fábio Luz. É também integrante do GLICAM - Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas e Ambientes do IF Baiano (Campus Valença) onde é professor desde 2011. Atualmente, é graduando em Direito (Uneb). Possui artigos publicados em revistas nacionais em torno da obra de Clarice Lispector e de outros autores da literatura brasileira. Desde 2016, tem-se debruçado sobre as literaturas do Baixo Sul da Bahia com o intuito de escrever uma história da literatura desse território. A partir de 2017, Antunes passou a colaborar no Jornal Valença Agora, assinando a coluna Horizontes da Crítica em que analisa e comenta textos literários e culturais do Baixo Sul, com o intuito de divulgar e dar visibilidade a essas obras. Tem feito um mapeamento dos autores dos municípios dessa região, objetivando cartografar a História dessas literaturas. Paralelo a isso, tem desenvolvido projetos de pesquisa no IF Baiano e publicado artigos e capítulos de livros sobre essas literaturas.

Do ponto de vista acadêmico, Gilson Antunes publicou Desejo e solidão: uma leitura do romance de Clarice Lispector em 2018 (Appris). Organizou o livro de ficçãoÀs margens férteis do Rio Una: produção interartística em Valença/BA (Giro/2017) do qual participa com um poema intitulado “A musa sombria do Una”.

No plano ficcional, participou de algumas antologias, tais como Esquinas da alma (RG Editores/2019). Nessa obra, Gilson participa com14 poemas juntamente com seis outros poetas da AVELA. Publicou o poema “Clariciana”, na Revista Artpoesia (edição 128) e têm alguns outros no prelo em revistas e obras coletivas. Possui outros poemas a serem publicados em obra individual. E-mail: gilsonfi@bol.com.br  

Postar um comentário