Fátima Trinchão nasceu em Salvador/BA, formou-se em Letras na UCSAL - Universidade Católica de Salvador. É poeta, escritora de contos, crônicas, cordéis e de dramaturgia. Seu primeiro texto, um poema trazido a público, no dia 02.12.1978, tem como título “Contemplação de Uma Vida”, publicado no caderno literário do jornal A Tarde, após, publicação também do conto Roda Viva, no mesmo jornal, no dia 20.05.1979. Estreou em livro, em uma antologia da Editora Contemp-BA/1986, no livro ‘Hagorah’, com os poemas ‘Palhaço e Bailarina’; coletânea ‘www.versoscontos.com.br’, Editora Òmnira & CEPA-BA/ com os poemas: Maria, Corredores, Caminhada, Tradições, Cadeira de Balanço, A Deusa, Andorinhas e Brisa; no mesmo ano a Revista CEPA, publicação do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, publicou o intitulado ‘Ecos do Passado’, CEPA-BA/2006. Estréia publicando contos, na Antologia ‘Bahia de Todos em Contos’, Editora Òmnira-BA Volume III/2008, com o título ‘O Mestre’; em comemoração ao quadricentenário de fundação da Cidade de Salvador, publica alguns poemas na antologia, “Salvador 460 Anos de Poesia”, Editora Òmnira-BA/2019.
Participa em âmbito nacional e internacional do Cadernos Negros – Volume 32, livro de Contos, da Editora Quilombhoje-SP/2009, com o conto ‘Salve as Folhas’; a convite do jornalista e editor Roberto Leal, escreve a apresentação do livro coletânea Versatilavra, Editora Òmnira - BA/2010;. no ano seguinte no dia 11 de agosto de 2010, lançou o livro Ecos do Passado, com quarenta e quatro poemas, durante a Bienal de São Paulo, através da Editora Casa do Novo Autor.
É em dezembro que novamente é selecionada a publicar no ‘Cadernos Negros - Volume 34’, Editora Quilombhoje-SP/2011 com o conto intitulado ‘A bênção meu Pai’; volta ao Cadernos Negros - volume 35, Editora Quilombhoje-SP/2014 quando veio a lume os poemas ‘Tumbeiro e Salve os Pretos Velhos’; faz participação na antologia “Então é Natal”, editada pela REBRA - Rede Brasileira de Escritoras/2015.
Publica ainda o Poema ‘Parecendo Até Domingo’, na Revista Òmnira, Edição Especial Internacional, lançada em Angola/África. No lançamento da edição anual da antologia ‘Cadernos Negros – Volume 38, Editora Quilomhboje -SP/2015, participa com o conto intitulado “A Santa”. E lança em Salvador a antologia Olhos de Azeviche, pela editora Malê - BA/2017. Participa também da Coletânea Poética Kutanga/Internacional (autores brasileiros e africanos de língua portuguesa) Editora Òmnira-BA/2020. Têm participação em outras dezenas de antologias e coletâneas, publicações em jornais, revistas e periódicos literários. E-mail: fatima405@bol.com.br