Eurídice de Carvalho Melo Pita


Eurídice de Carvalho Melo Pita, nasceu em Senhor do Bonfim/BA, filha do poeta, trovador, cordelista e romancista Antônio de Carvalho Melo, e de Rosete Nery Melo. Graduada em Administração Pública pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), e em Direito pela UCSAL - Universidade Católica de Salvador, tem pós-graduação em Direito Penal, e foi a primeira mulher em sua terra natal, a ocupar a Tribuna do Júri, onde promoveu a defesa dos mais humildes, através da Justiça Gratuita.

Foi procuradora jurídica do Município de Senhor do Bonfim/BA, e do Município de Jaguarari/BA. Advogada, professora, escritora, poeta, trovadora, cronista e romancista, integra as seguintes entidades culturais: É delegada da UBT - União Brasileira de Trovadores do Brasil e da Bahia, no Município de Senhor do Bonfim e região, é Membro Titular da ACLASB - Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, ocupando a cadeira de número 06, patronímica de Antônio de Carvalho Melo. Recebeu títulos e homenagens, dentre os quais se destacam o Tributo prestado pela ACLASB, da qual foi presidente durante quatro anos e o Troféu Pedro Raimundo de Poesias, na cidade de Juazeiro/BA recebido pelo segundo lugar.

Livros Publicados: Lua Nua (trovas, contos e poesias) Edição Independente/BA – 2018; Do Seu Ladinho (poemas, contos e trovas) Editora Gráfica da Bahia/BA – 2021; Sagrado e Profano (poesias, sonetos, trovas, romance) Editora Gráfica da Bahia/BA - 2023. A Saudade na Trova Brasileira (obra “post morten”, organizada por Antônio de Carvalho Melo, pesquisa, constante de mil trovas sobre a saudade, publicado em parceria com os irmãos Deraldo de Carvalho Melo e Antônio de Carvalho Melo Filho, ambos poetas.

Coletâneas & antologias: Primeira Coletânea Poética da ACLASB (seleção de trabalhos poéticos), ACLASB Editora/BA - 1997, Prosas e Versos em Família (poesias diversas) Editora Salvador/BA - 2009, Na Intimidade do Meu Senhor (poemas ao Deus maior) Editora Copyright/BA - 2008.

Livros a publicar: Crônicas e Contos Diversos; O Despertar (poemas com nova visão de mundo e de vida); Arembepe romance em parceria com o amigo Carlos José da Silveira (CASIL).


Postar um comentário