Celeste Buisine


Celeste Buisine Pires Ribeiro nasceu no dia 8 de novembro de 1947, em Santo Amaro da Purificação/BA, filha de Dr João Pires Ribeiro e Suzana Buisine Ribeiro. Graduada em Letras Vernáculas com Francês, fez Especialisação em Lingua e Literatura Francesas e Especialização em Tradução na UFBA e Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa na UNEB. Fez também cursos de aperfeiçoamento linguístico na Universidade Laval, no Canadá; no CIEP – Sèvres em Paris; na Universidade de FrancheComté em Besançon, na França. Tem doutorado em Literatura Comparada da Université d’Artois, na França. No âmbito da vida profissional, lecionou Lingua Francesa no Instituto de Linguas Anisio Teixeira – ILEAT. Na UNEB - Universidade Estadual da Bahia atuou no curso de Letras como professora das disciplinas Metodologia do Ensino da Lingua Francesa, Estágio Supervisionado do Francês e Francês Instrumental; também ensinou Lingua Francesa na Universidade da Terceira Idade – UATI e como colaboradora atuou no Núcleo de Estudos Canadenses – NEC. E-mail: celeste_buisine@yahoo.com.br

Livros publicados: Francês Para o Turismo em Salvador – co-autoria de Licia Soares e Élvia Castor, EDUNEB - BA/2008; Ouro Branco, Suores Negros – (tradução do romance histórico de André Barbe, em conjunto com Dulce Barbe e Maria da Conceição Costa de Carvalho) Assembléia Legislativa do Estado da Bahia - BA/2010; Les Quinze Fleurs du Mal de Charles Baudelaire en Portugais, EUE – Éditions Universitaires Européennes/2013.

Antologias & Coletâneas: “Perfume exótico”- tradução do poema “Parfum Exotique” de Charles Baudelaire, in Les printemps des poètes, 2008.www.printempsdespoetes.com ; “O vinho dos amantes”- tradução do poema “Le vin des amants” de Charles Baudelaire, in Babel – Revista Eletrônica de Linguas e Literaturas Estrangeiras, nº 2 www.babel.uneb. br UNEB – Universidade do Estado da Bahia – BA/2012; “Uma experiência de estágio de lingua estrangeira com conteúdos de cultura francesa”, in Letramentos no estágio supervisionados e formação de professores, p227. EDUNEB/2013.

Postar um comentário