Athylla Borborema Cardoso é jornalista, radialista, publicitário, documentarista e escritor, nascido no balneário de Cumuruxatiba, no litoral norte do município de Prado/BA. Desde cedo o baiano Athylla Borborema demonstrou inclinação para as artes, sendo considerado um menino-prodígio. Aos 9 anos de idade escreveu a sua primeira poesia, vencendo seu primeiro concurso de poesia na Escola Municipal Duque de Caxias de Itamaraju, ficando em 1º lugar.
Aos 19 anos, ainda como estudante de jornalismo da UFBA - Universidade Federal da Bahia, comandou perigosos movimentos públicos na busca por prisões e condenações de quadrilhas e políticos. Foi diretor para o Nordeste da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas; foi diretor do SINTERP - Sindicatos dos Radialistas e Publicitários da Bahia por duas gestões, e por 15 anos militou no SINJORBA - Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia, da qual instituição foi presidente regional três vezes, diretor jurídico estadual e vice-presidente estadual.
Os seus livros é o momento mais importante do dia a dia jornalístico daqueles que lhe tem como doutrinador. Ninguém cobriu mais tragédias e transições democráticas do que ele, o que inspirou jornalistas de várias épocas. Sua história é um exemplo de profissionalismo para as novas gerações. Como documentarista, escritor, repórter ou perito judicial executou missões em todas as 27 unidades federativas do Brasil e em países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Suriname, Chile, Uruguai, Portugal, Itália, França, Inglaterra e Estados Unidos.
Athylla Borborema começou no jornalismo ainda na adolescência como repórter estagiário da Rádio Club AM (680 KHZ) e da Rádio Excelsior AM (840 KHZ), de Salvador, embora sua carreira jornalística iniciou-se de fato em Itamaraju, cidade da região extremo sul da Bahia, tanto no rádio, quanto na comunicação impressa. Sua história foi marcada nos anos noventa, com a publicação de um jornalzinho, chamado “O ABC”, em que ele mesmo editava e fazia a distribuição a pé pelas ruas da cidade. Passou pelos veículos mais influentes dos estados da Bahia e Espírito Santo, implantou várias emissoras de rádio e escreveu obras literárias importantes para as futuras gerações como livros doutrinários nas áreas do direito penal, das ciências forenses e do jornalismo científico, além de romances, contos e livros históricos e poéticos.
Aos 22 anos de idade, em 1993, publica o seu primeiro livro “Amor à Paz”. Sua viva trajetória tem um enredo parecido com o de muitos operários da comunicação brasileira. De origem humilde e pobre nascido no interior da Bahia, o sonho de se tornar jornalista e alcançá-lo lhe fez enfrentar muitos percalços até ganhar o merecido prestígio como premiado operador da comunicação social e escritor reconhecido, membro titular de pelo menos 10 Academias de Letras no Brasil e no exterior. Mestre e doutor em jornalismo científico e com mais de 30 livros publicados. E-mail: athyllaborborema@gmail.com
Livros publicados: 1500 - O Brasil a partir da Foz do Rio Cahy, Lura Editorial - SP/2022. Amor à Paz – Editora PerSe/SP 1993; Tiro e Dor em Silêncio – Editora Cricaré – ES/1994; O inimigo agora é outro – Editora Ramagraf T. Freitas – BA/1995; Folia das Palavras - Editora PerSe – SP/1996; Infância Violentada - Editora PerSe – SP/1997; A fome que me comia - Editora PerSe – SP/1998; Casamento sem Sexo - Editora PerSe – SP/1999; O Capoeirista das Palavras - Editora PerSe – SP/2000; Menino da Roça - Editora PerSe – SP/2001; Um Gole D’Água - Editora PerSe – SP/2002; O poeta que comprou o mar - Editora PerSe – SP/2003; A Garotinha do Vestido Azul - Editora PerSe – SP/2004; O poeta que não conseguiu morrer - Editora PerSe – SP/2005; A Testemunha Muda que não Mente - Editora PerSe – SP/2006; O Diálogo do Perito com o Cadáver - Editora PerSe – SP/2007; A Prova do Crime - Editora PerSe – SP/2008; Comunicação na Bandeja - Editora PerSe - SP /2009; Arroto - Editora PerSe – SP/2010; Meus Gatos, Meus Anjos - Editora PerSe – SP/2011; Perfil Criminoso - Editora PerSe – SP/2012; Os Melhores Poemas de ABC - Editora PerSe – SP/2013; Do Assessor de Imprensa ao Assessorado - Editora PerSe/SP 2014; A menina do céu cor-de-rosa - Editora PerSe – SP/2015; As Armas da Conquista - Editora PerSe – SP/2016; Imbassuaba – Lura Editorial – SP/2017; ABC do Jornalismo - Editora PerSe – SP/2018; Os Vencedores do Amanhã Editora PerSe – SP/2019; Meu Extremo Sul Varonil Editora PerSe - SP/2020; Felino Feliz - Editora PerSe – SP/2021; Frans Krajcberg – O poeta da árvore – Lura Editorial – SP/2021.