Francisco Piedade


 Francisco Santos Piedade Filho. Nasceu em 27 de abril de 1956, em Salvador/Ba. Meu nome artístico, é Francisco Piedade e meu pseudônimo,  é Júpiter. O adotei porque conforme a astrologia, é a busca pela felicidade emocional e espiritual e, segundo a astronomia, é o maior planeta do nosso sistema solar e, de acordo com a mitologia Grecaromana, é o deus dos deuses do Olimpo. Foi nesse cenário que  me descobri como Poeta e escrevi minha obra, que sem estilo definido, assemelha-se à uma salada Filosófica; Pegue o político, o romântico, o erótico, o religioso, o existencial, o lúdico, misture-os bem e fará surgir minha obra. Vários livros foram escritos com essa receita, entre Crônicas e Poemas.

Formado em Filosofia, porém, atuou no jornalismo amador. Fundou jornais de bairros, escreveu matérias para revistas e jornais de sindicatos e associação de bairros, nesse panorama, foi colunista cultural do jornal "Folha do Recôncavo", da cidade de Candeias, na década de 80. Venceu vários concursos literários em nível estadual e nacional. É sócio correspondente da Academia Juiz Forana de Letras, em Juiz de Fora/MG. Também integra o Dicionário de Autores Baianos editado em 2006,  pela SECULT - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Seu próximo livro (no prelo), será apenas de Crônicas, ocasião em que promete encerrar sua carreira e sua missão estará cumprida. Contato: fpiedade70@gmail.com (Instagram @franciscopiedade2022.

 Livros publicados:

Poemaria  -  Edição Independente - BA/1981 (Poemas); Fragmentos de mim, Edição Independente – BA/1984 (Poemas e Crônicas), 1984; Flores mortas, Edição Independente  – BA/1988 (Poemas), 1988; Dialética, Edição Independente – BA/1994 (Poemas e Crônicas); À Flor da pele, Edição Independente -  BA/2021 (Poemas).

Antologias & Coletâneas:

Universo, Editora Odeon Ltda/BA - 1980; “Vivo Palavraviva - Art Contemp - BA/1996; Sotaquenologia Poética, Editora Òmnira/BA - 2002; Salvo Conduto, Editora EDC - UNI - A/2008.

Postar um comentário